ENTRE RODAS E MAGIA: UM SONHO REALIZADO!

Eliane Lemos – Fundadora do Instituto Entre Rodas
2 de dezembro de 2023 por
Instituto Entre Rodas

O Instituto Entre Rodas é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que se dedica a promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, com foco especial nas meninas e mulheres. O Entre Rodas desenvolve projetos para colaborar com a criação de um mundo que tenha acesso e acessibilidade, onde as barreiras arquitetônicas e sociais são eliminadas, tornando-se assim, inclusivo. Nasceu juridicamente no dia 02 de dezembro de 2013 e ao completar dez anos iniciou a celebração do aniversário de forma mágica!


E, para falar sobre sonhos e magia essa história começa assim:


Era uma vez uma sonhadora que lançou um desafio e que se transformou em uma jornada de superação e magia: levar a equipe de dança em cadeira de rodas do Entre Rodas, para conhecer os encantos dos parques de Orlando para celebrar os dez anos de fundação do Instituto. O início dessa história remonta ao dia 21 de outubro de 2021, quando o sonho parecia tão distante quanto as estrelas no céu noturno.


Acreditando firmemente na máxima dita pelo Walt Disney de que se você pode sonhar, pode realizar nenhum dos integrantes da família do Entre Rodas se deixou abater pelas vozes que diziam ser melhor manter os pés no chão e buscar diversão mais perto de casa, nos parques do Brasil.


Afinal, sonhos não conhecem fronteiras, e eles estavam determinados a sonhar grande e voar alto. Durante dois anos, esse lema evoluiu e ganhou força: descobri que posso sonhar grande e voar alto. Esse mantra os manteve resilientes e focados para transformar esse sonho em realidade.


Mas nem só de magia se realiza um sonho, foi preciso um bom planejamento que envolveu desde a regulamentação de documentos para a emissão de passaportes, paciência para o agendamento de emissão de vistos, reuniões, compra de passagens, hospedagem, aluguel de carros, bilhetes para os parques e alimentação, além de um roteiro que proporcionasse muita diversão e a criação de memórias inesquecíveis.


E assim, contrariando os céticos, e com o sentimento de gratidão aos patrocinadores que sonharam juntos, no dia 21 de outubro de 2023, a equipe com 21 integrantes da família do Instituto Entre Rodas embarcou para Orlando.


A viagem foi marcada por um caleidoscópio de cores, cada uma simbolizando as emoções vividas em cada dia da aventura. A cor vermelha, símbolo de sua paixão e energia, os acompanhou no voo que os levou de São Paulo a Orlando. No dia seguinte, a cor verde representou a novidade e o crescimento, enquanto desfrutavam de um café da manhã ao autêntico estilo americano.


A aventura continuou no Hollywood Studios, onde a cor laranja refletiu o entusiasmo e a criatividade vividos entre as atrações que homenageiam o cinema e a televisão. No SeaWorld, foi a cor azul que os envolveu, remetendo à tranquilidade e à profundidade do oceano que exploravam.


Porém, foi no Magic Kingdom, vestidos de rosa, que a equipe do Entre Rodas teve seu momento de brilhar intensamente. Em meio à expectativa do público pelo desfile dos personagens da Disney, eles apresentaram uma coreografia empolgante da música Fuzuê. A dança, realizada em plena Main Street, com o Castelo da Cinderela ao fundo, capturou a atenção de uma plateia internacional que também esperava pelo desfile. Esse foi mais do que uma dança; foi uma declaração poderosa de que a arte e a determinação podem quebrar barreiras e unir pessoas.


No retorno, vestindo rosa mais uma vez, a equipe trouxe na bagagem muito mais do que lembranças: trouxeram a prova de que a coragem e a solidariedade podem transcender barreiras e inspirar qualquer um a acreditar que, com o apoio certo, é possível sonhar grande e voar alto - muito alto.


A jornada do Instituto Entre Rodas até Orlando foi a afirmação viva de que quando se tem esperança, coragem e determinação para trabalhar em equipe, a magia acontece onde quer que você esteja, dentro ou fora do palco.


Contato